CONTROLE SOCIAL 82 Publicidade 728x90

Defesa de Bolsonaro afirma que ex-presidente não buscará asilo caso seja condenado

Segundo aliados, ele deve alegar ser alvo de um complô entre o Executivo e o Judiciário e afirmar que não ficará em silêncio diante do que chama de perseguição política.

21/02/2025 16h06 - Atualizado há 1 mês

A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou que ele não planeja fugir do país ou pedir asilo caso seja condenado no processo no qual é acusado de ser líder de uma tentativa de golpe de Estado em 2022. De acordo com seus advogados, Bolsonaro “jamais se furtará aos desdobramentos do processo” e mantém a convicção de que será declarado inocente.

Os criminalistas Paulo Amador da Cunha Bueno e Celso Vilardi, que defendem o ex-presidente, reconhecem a complexidade do caso, mas têm confiança na absolvição. A acusação, formulada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) em um documento de 272 páginas, descreve Bolsonaro como líder de um esquema para tomar o poder à força com a ajuda de uma organização criminosa armada. O ex-presidente é acusado de promover um “projeto autoritário de poder” com apoio de setores militares.

A denúncia detalha uma série de eventos que, segundo a PGR, culminaram na tentativa de golpe e nos atos de vandalismo de 8 de janeiro de 2023. A acusação traça uma linha do tempo, começando com o discurso de ruptura institucional de Bolsonaro em 2021 e culminando na invasão das sedes dos Três Poderes.

Em resposta, a defesa de Bolsonaro afirma que o clima de insatisfação após as eleições de 2022 não levou o ex-presidente a cogitar qualquer ação ilegal. Eles negam que Bolsonaro tenha planejado um golpe e argumentam que, se esse fosse o caso, ele teria tomado medidas diferentes, como substituir comandantes das Forças Armadas que não apoiassem seus planos.

A denúncia será agora analisada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que decidirá se há provas suficientes para abrir uma ação penal contra Bolsonaro e seus aliados. O relator do caso é o ministro Alexandre de Moraes

 

 


FONTE: 111Next
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp