Alagoas inicia nesta segunda-feira, 7 de abril de 2025, a Campanha de Vacinação contra a Influenza, alinhada à estratégia nacional do Ministério da Saúde para ampliar a cobertura vacinal e proteger a população contra as principais cepas do vírus em circulação no Brasil: H1N1, H3N2 e B.
Público-alvo da campanha:
Crianças de 6 meses a menores de 6 anos
Idosos a partir de 60 anos
Gestantes e puérperas
Trabalhadores da saúde
Professores dos ensinos básico e superior
Povos indígenas
Pessoas em situação de rua
Profissionais das forças de segurança e de salvamento
Profissionais das Forças Armadas
Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais
Pessoas com deficiência permanente
Caminhoneiros
Trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso)
Trabalhadores portuários
Funcionários do sistema de privação de liberdade
População privada de liberdade
Adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos)
A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é vacinar, no mínimo, 90% desse público-alvo, visando estabelecer a imunidade coletiva e impedir a proliferação do vírus da Influenza.
Para viabilizar a campanha, Alagoas recebeu 80 mil doses da vacina contra a Influenza.
A vacinação estará disponível nos postos de saúde dos 102 municípios do estado. É necessário que os integrantes do público-alvo compareçam portando o Cartão de Vacinação e não apresentem sintomas gripais no momento da imunização.
O secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, enfatiza a importância da imunização para prevenir complicações da gripe, especialmente entre as pessoas mais vulneráveis. A vacinação contra a Influenza é essencial para prevenir internações e casos graves, além de reduzir a circulação do vírus. Nossa meta é proteger a população e evitar sobrecarga no sistema de saúde.
Estudos indicam que a vacinação contra a Influenza entre grupos de alto risco reduz em 35% a possibilidade de hospitalização associada ao vírus. Para pessoas com comorbidades, a redução foi de 58,7%; para crianças pequenas, 39%; e para idosos, 31,2%.
Em 2024, Alagoas registrou 228 casos e 52 mortes por Influenza. Este ano, até o momento, foram notificados três casos e nenhuma morte.
A vacinação contra a Influenza é uma medida preventiva fundamental para reduzir a incidência de casos graves e óbitos, além de minimizar a sobrecarga nos serviços de saúde, especialmente durante o período de maior circulação do vírus.