CONTROLE SOCIAL 82 Publicidade 728x90

Secretário Silvio Bulhões recebe medalha de maior honraria concedida pela Uncisal

A medalha Ib Gatto Falcão é concedida para figuras que se destacaram por sua atuação junto à instituição

08/05/2025 11h34 - Atualizado há 6 horas

O secretário de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti), Silvio Bulhões, recebeu a medalha Ib Gatto Falcão, uma das mais altas honrarias outorgadas pela Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal). A homenagem é um reconhecimento em prol do desenvolvimento institucional nas áreas de ensino e pesquisa, assim como a dedicação às ações da Universidade.

 

A solenidade ocorreu na última terça-feira (6), no auditório da Uncisal, através da Sessão Ordinária do Conselho Superior Universitário (Consu), e teve como finalidade entregar os reconhecimentos de Doutor Honoris Causa e a Medalha Ib Gatto Falcão. A homenagem recebida pelo secretário Silvio Bulhões representa o crescimento do estado de Alagoas nas políticas de CT&I, e a união da ciência e tecnologia com as universidades. 

 

 

Em seu discurso, a coordenadora administrativa do Consu, Renata Defante, destacou o trabalho que vem sendo realizado pelo secretário, que o levou ao recebimento da medalha Ib Gatto Falcão, sendo escolhido por unanimidade pelos membros do Conselho Universitário.

 

“Pela atuação de forma especial pelo fortalecimento do ensino superior e capitaneando as ações importantes em prol das Universidades públicas do Estado, notadamente a Uncisal, e a vasta experiência e relevantes serviços na esfera pública, além de sua grande contribuição para o desenvolvimento da ciência tecnologia e inovação no nosso estado”, frisou a coordenadora. 

 

Segundo o secretário, desde que assumiu na Secti, procurou como uma das suas principais missões aproximar as universidades e o ensino público para as pautas de ciência e tecnologia no estado de Alagoas.

 

“Naquele momento procurei como uma das principais missões me aproximar do meio acadêmico, das universidades, porque não era algo que acontecia naquele momento pela Secretaria de Ciência e Tecnologia. Ela tinha um foco muito grande no ecossistema de inovação, no mercado da tecnologia, e acabou deixando muito distante o ensino superior, a pós-graduação, a pesquisa e a academia”, disse o secretário. 

 

 

Ainda para Silvio Bulhões, o recebimento da medalha Ib Gatto Falcão vai além do reconhecimento do trabalho que vem sendo realizado pela CT&I, é também uma memória para o futuro, para que o estado sempre possa estar trabalhando em prol da Universidade.

 

“Que essa comenda represente, acima de tudo, um compromisso com o futuro, para que, enquanto estivermos à frente da Secretaria de Ciência e Tecnologia, ou em qualquer outro espaço de decisão onde possamos contribuir e influenciar, estaremos trabalhando pelo desenvolvimento, pelo bem e pelo futuro da Uncisal, desejando sempre uma vida longa à Universidade”, destacou Silvio na solenidade. 

 

Somado a isso, também recebeu destaque o trabalho realizado do secretário em relação aos programas de qualificação técnica  e ao incentivo ao empreendedorismo do estado, ampliando cada vez mais as oportunidades na área. 

 

Além disso, na sessão solene, foram recebidos os títulos de Doutor Honoris Causa pelo médico infectologista José Maria Cavalcanti Constant, e a medalha Ib Gatto Falcão à servidora Tânia Mara de Carvalho Véras, junto com o secretário Sílvio Bulhões. 


FONTE: alagoas.al.gov.br
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp