CONTROLE SOCIAL 82 Publicidade 1200x90
CONTROLE SOCIAL 82 Publicidade 728x90

Fapeal leva cultura da inovação e do empreendedorismo para o Alagoas Summit 2025 com o programa Inspire

Iniciativa conectou jovens e empreendedores locais a relatos inspiradores de quem alcançou sucesso com o apoio da Fundação

09/06/2025 09h33 - Atualizado há 1 mês

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), em parceria com a Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti), promoveu nos dias 5 e 6 de junho uma programação especial, voltada ao incentivo do segmento empreendedor durante o Alagoas Summit 2025.

 

O evento é considerado o maior encontro de negócios, inovação e empreendedorismo do estado, realizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Alagoas (Sebrae/AL) em correalização com o Governo de Alagoas, no Centro de Convenções de Maceió.

 

A participação da Fapeal ocorreu, dentre outras atividades, por meio do Programa Inspire, uma ação que visa aproximar os jovens alagoanos das possibilidades de um futuro inovador e empreendedor.

 

A programação integrou o Circuito Alagoano Secti-Fapeal de Inovação e a Arena Inovação, espaços dedicados à palestras inspiradoras e ao compartilhamento de trajetórias reais de empreendedores locais que foram apoiados em editais lançados pela Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti) e pela Fapeal e se destacaram em programas estaduais como Centelha, Tecnova, Lagoon, dentre outros.

 

Durante a manhã e a tarde do dia 5, e na tarde do dia 6, dez palestrantes se revezaram em pitchs de 10 minutos, seguidos de sessões de perguntas e respostas com o público presente, especialmente empreendedores e estudantes do Ensino Médio. A proposta foi mostrar de forma acessível, que é possível empreender com inovação a partir da realidade local, contando com o apoio institucional do Estado.

 

“O Inspire é uma ação da Fapeal e da Secti para disseminar a cultura da inovação e do empreendedorismo entre os jovens alagoanos. Convidamos empreendedores que receberam recursos públicos para contar suas trajetórias e mostrar que empreender é uma possibilidade real, inclusive com apoio do governo estadual”, frisou a Assessora Científica de Projetos Especiais e Inovação da Fapeal, Juliana Khalili.

 

Entre os destaques das palestras, esteve a CEO da RV Simuladores, a professora Jaqueline Maria. Ex-aluna de escola pública, ela compartilhou uma trajetória que passou pelo mestrado, doutorado, dois pós-doutorados e, por fim, pela criação de uma startup que utiliza realidade virtual para humanizar experiências na área da saúde. O projeto surgiu a partir de pesquisas aplicadas e hoje ajuda pacientes a reduzir a ansiedade antes de exames médicos:

 

“Sempre sonhei em fazer uma ciência aplicada que realmente ajudasse as pessoas. E a RV Saúde nasceu disso, de transformar a pesquisa em benefício direto para o paciente, com simuladores que promovem acolhimento e melhoram a experiência nos serviços de saúde”, relatou a gestora.


FONTE: alagoas.al.gov.br
Notícias Relacionadas »
CONTROLE SOCIAL 82 Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp