Após uma publicação do presidente dos EUA, Donald Trump, em defesa de Jair Bolsonaro (PL), o presidente Lula (PT) disse que o Brasil não aceita "interferência ou tutela de quem quer que seja" e que o americano deve dar "palpite na sua vida, e não na nossa".
O que aconteceu ?
"Dê palpite na sua vida, e não na nossa", disse Lula, durante coletiva no Brics. O presidente foi questionado sobre o tema no Rio de Janeiro. "Eu não vou comentar essa coisa do Trump e do Bolsonaro. Eu tenho coisa mais importante para comentar do que isso. Esse país tem lei, esse país tem regra, esse país tem um dono chamado povo brasileiro", declarou.
Sem citar Trump, o presidente afirmou que a "democracia no Brasil é um tema que compete aos brasileiros". Lula disse também que "somos um país soberano". Antes da publicação do petista, a ministra Gleisi Hoffmann usou as redes sociais para afirmar que "Trump está equivocado se pensa que pode interferir no processo judicial brasileiro".
A manifestação de Lula acontece após Trump usar as redes sociais para dizer que o "Brasil está agindo de forma terrível" com Bolsonaro. O presidente dos Estados Unidos criticou uma suposta "caça às bruxas" de autoridades brasileiras contra o ex-presidente, que é réu no processo em que investiga uma tentativa de golpe após as eleições de 2022.