Uma das prioridades do Governo de Alagoas, o programa Vida Nova nas Grotas, que é executado pela Secretaria de Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setrand), vem levando desenvolvimento urbano, dignidade e mobilidade para a população. Atendendo desde a capital até o interior alagoano, o programa está entregando sua 64º grota, desta vez, no município de Maragogi, Litoral Norte do estado.
Com investimento de R$ 5,7 milhões do Tesouro Estadual, a Grota do Alto da Boa Vista recebeu melhorias na drenagem, passeios, escadarias, corrimão, meio-fio, pintura e recuperação da pavimentação em paralelepípedos, tudo pensado em transformar a infraestrutura do local e melhorar a qualidade de vida dos moradores.
O programa Vida Nova nas Grotas já foi premiado três vezes, sendo duas conquistas internacionais – Espanha e Argentina – e uma do governo federal, pelo Ministério das Cidades, obtida em 2024. Além disso, o programa também está sendo utilizado como exemplo para a implantação do Vida Nova no Morro, no município de Niterói, no Rio de Janeiro.
Para o coordenador Estadual do Vida Nova nas Grotas, Paulo Bandeira, o sucesso do programa é fruto do comprometimento do governador Paulo Dantas e do secretário Mosart Amaral, que vêm dando prioridade às suas ações, levando benefícios nas comunidades na capital e no interior.
“Além da mobilidade e segurança aos acessos das grotas, o programa também leva dignidade às famílias e dá um visual novo às comunidades beneficiadas”, ressalta Paulo Bandeira.
Morando na comunidade há anos, a dona de casa Maria José da Silva comemora os serviços realizados nas escadarias e no corrimão que tanto ajudam em seu deslocamento para sair com os filhos e para o comércio local. “Agora temos mais segurança para subir e descer as escadarias”, afirma.
A técnica da Secretaria Municipal de Assistência Social de Maragogi, Mirele Marques, faz o mesmo percurso na Grota Alto da Boa Vista pelo menos quatro vezes ao mês para visitar as famílias pelo programa Criança Feliz e aprovou as melhorias de mobilidade na comunidade. “O acesso ficou mais seguro tanto para quem trabalha na grota como para as famílias que ali residem”, destaca.
Em março deste ano, a secretária de Habitação e Regularização Fundiária de Niterói, Marcele Sardinha, visitou duas grandes obras do programa, no Complexo Santa Helena e na Grota do Cigano, ambas em Maceió (AL).
A visita teve como objetivo a promoção de conhecimento das obras para o ínicio das ações nos morros de Niterói. A ponte de contato entre o Governo de Alagoas e a Prefeitura de Niterói foi feita por meio da Onu-Habitat, parceira do Estado nesta iniciativa.
“Nós conhecemos essa iniciativa do Governo de Alagoas, por meio das pesquisas e estudos que estamos fazendo com a equipe da prefeitura, e por meio do Alex [Rosa], que trabalha no Onu-Habitat, e estamos verificando in loco esse programa”, contou a secretária Marcele Sardinha.