CONTROLE SOCIAL 82 Publicidade 1200x90
CONTROLE SOCIAL 82 Publicidade 728x90

Pesquisadores debatem importância das feiras livres para identidade urbana no Agreste

Projeto contemplado pela PNAB promove encontros em Arapiraca para refletir sobre o papel desses espaços de cultura, economia, memória e resistência

25/07/2025 14h01 - Atualizado há 1 semana
Pesquisadores debatem importância das feiras livres para identidade urbana no Agreste
Pablício Vieira / Ascom Arapiraca

Mais do que simples espaços de comércio, as feiras livres concentram histórias, identidades e modos de vida que moldaram o surgimento e o crescimento de muitas cidades do Agreste alagoano. Com o objetivo de refletir sobre esse papel multifacetado, o projeto “As Feiras Livres, o Território e a Cultura” promove encontros de debate e apresentação em Arapiraca, reunindo pesquisadores, estudantes e a comunidade local.

 

A iniciativa é realizada com recurso da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Governo Federal, através do Ministério da Cultura (Minc), operacionalizado pelo Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult). Foi idealizada pelos arquitetos urbanistas Airton Omena Jr. e Rosângela Carvalho, com apoio de alunas do curso de Arquitetura da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) – Campus Arapiraca.

 

O trabalho é fruto de visitas e estudos realizados em feiras das cidades de Arapiraca, Igaci e Girau do Ponciano, onde foram analisadas suas dimensões simbólica, econômica, humana, física e institucional.

 

"As feiras livres são um patrimônio vivo da cultura alagoana. Elas revelam como as cidades foram moldadas a partir de trocas sociais e econômicas e reafirmam o pertencimento de um povo ao seu território", destaca a secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas.

 

Durante as oficinas, os pesquisadores identificaram que as feiras transcendem o ato de comprar e vender, movimentando memórias, tradições, afetos e resistem às dinâmicas impessoais do consumo moderno. A Feira Livre de Arapiraca, por exemplo, foi uma das forças que impulsionaram a emancipação da cidade, se consolidando como um dos maiores entrepostos populares do Nordeste.

 

 

Ao fim dos encontros, que aconteceram na quinta-feira (24) e serão retomados nesta sexta (25), no Phi Criativo, em Arapiraca, será entregue um documento com os principais resultados e propostas do projeto, visando contribuir para políticas públicas e ações de valorização desses espaços essenciais à vida urbana e à cultura local.


FONTE: Governo de Alagoas
Notícias Relacionadas »
CONTROLE SOCIAL 82 Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp