CONTROLE SOCIAL 82 Publicidade 1200x90
CONTROLE SOCIAL 82 Publicidade 728x90

Filipe Martins deveria estar solto, defende The Wall Street Journal em editorial

28/07/2025 14h46 - Atualizado há 4 dias
Filipe Martins deveria estar solto, defende The Wall Street Journal em editorial
Estadão

O jornal norte-americano The Wall Street Journal publicou neste domingo, 27, um editorial defendendo que o ex-assessor de Jair Bolsonaro (PL) para assuntos internacionais, Filipe Martins, deveria estar solto. O texto diz que o “Sr. Martins deveria estar livre para montar sua defesa”. Segundo a publicação, “registros falsos” na alfândega dos Estados Unidos “ajudam acusação duvidosa do Brasil contra o aliado de Bolsonaro”.

O ex-assessor de Bolsonaro é réu acusado de integrar o chamado núcleo 2 da tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022. Filipe Martins está preso preventivamente desde fevereiro de 2024. Ele ficou detido por seis meses no Paraná e agora cumpre prisão domiciliar por risco de fuga ao exterior.

O principal argumento do Supremo Tribunal Federal (STF) para determinar a prisão de Filipe Martins seria o fato de seu nome constar na lista de passageiros da comitiva de Jair Bolsonaro que decolou do Brasil com destino a Orlando em 30 de dezembro de 2022. Desde a prisão, a defesa sustenta que, apesar de constar na lista de passageiros do voo, o ex-assessor não realizou a viagem e permaneceu no Brasil.

Segundo o editorial, o Tribunal brasileiro estaria usando registros falsos do Departamento de Alfândega e Proteção de Fronteiras (CBP na sigla em inglês) dos EUA, na Flórida, para justificar a prisão de Filipe Martins.


FONTE: Estadão
Notícias Relacionadas »
CONTROLE SOCIAL 82 Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp