No confronto mais aguardado da 17ª rodada tivemos um roteiro inesperado no Maracanã, com o Atlético-MG impondo mais dificuldades do que era previsto antes da bola rolar. Porém, o clássico interestadual acabou tendo o desfecho esperado, com o Flamengo conquistando mais uma vitória determinante para consolidar seu favoritismo no Brasileirão, assumindo a liderança após tropeço do Cruzeiro diante do Ceará em pleno Mineirão.
O duelo tático no Maracanã demonstrou uma nova variação do atual trabalho de Cuca no Atlético-MG, com a utilização de uma marcação encaixada diferenciada em seu melhor jogo desde a retomada do calendário. A estratégia de marcação individual vinda de outros jogos foi mantida, mas uma movimentação maior de jogadores por outros setores do campo chamou atenção.
Cuca puxou seus volantes para marcar Gonzalo Plata, enquanto Saravia foi deslocado para impedir a movimentação de Arrascaeta e teve sucesso considerável em neutralizar o uruguaio. Mas o atleta de maior importância nestas mudanças consistiu em Gustavo Scarpa, deslocado para a lateral-direita para marcar Varela, criando uma linha de cinco próxima do gol.
Como esperado, o Galo apostou nas saídas de bolas longas, apostando na força física de Hulk e na velocidade de Cuello, mas Rony foi quem teve a melhor chance do Galo na partida e acabou não aproveitando a falha de Rossi, com um chute fraco parando em defesa de Varela. No entanto, o Flamengo foi entendendo a dinâmica imposta pelo adversário e precisou de uma boa atuação tática de Pedro, sustentando a marcação intensa por meio de ações verticais e agressividade na posse.
O segundo tempo ficou marcado principalmente pela falta de espaços para ambas equipes criarem após as mudanças no meio-campo, mas o Flamengo mais uma vez encontrou solução em lance de bola parada para construir sua vitória. Aos 30' do segundo tempo, Luiz Araújo cobrou falta na área e Léo Ortiz surgiu livre para acertar uma cabeçada firme, mostrando como o time de Filipe Luís funciona na coletividade com mais um atleta defensivo decidindo jogos a favor do Mengão.