CONTROLE SOCIAL 82 Publicidade 1200x90
CONTROLE SOCIAL 82 Publicidade 728x90

Sefaz-AL lança nova funcionalidade para agilizar liberação de mercadorias em averiguação

Serviço semiautomatizado permite comprovação de pagamento e liberação em até um dia útil

29/07/2025 14h40 - Atualizado há 2 dias
Sefaz-AL lança nova funcionalidade para agilizar liberação de mercadorias em averiguação
Ascom Sefaz

A Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz-AL) lançou, nesta segunda-feira (28), uma nova funcionalidade digital voltada à comprovação de pagamento de mercadorias em averiguação. Integrada à assistente virtual Nise, a novidade visa agilizar atendimentos relacionados a Termos de Averiguação (TAs) e facilitar a liberação de cargas, garantindo mais autonomia e celeridade para o contribuinte.

 

A ferramenta foi desenvolvida a partir de um levantamento feito pela Gerência de Operações de Trânsito (Geot), que identificou que cerca de 80% das solicitações de contestação referiam-se apenas à comprovação de pagamentos já efetuados, muitas vezes com Documentos de Arrecadação (DARs), que não estavam automaticamente vinculados ao TA.

 

“Esse novo serviço representa mais um esforço das nossas equipes para elevar a qualidade do nosso atendimento e, consequentemente, aumentar a satisfação dos usuários”, destacou Neurisnaldo Guerra, chefe de Atendimento ao Contribuinte da Sefaz.

 

Com o novo sistema, a verificação passa a ser feita de forma semiautomatizada. A resposta oficial é enviada ao contribuinte em até um dia útil, sem a necessidade de aguardar atendimento via chat ou de se deslocar até um ponto presencial. A expectativa é reduzir consideravelmente o tempo de liberação das mercadorias e melhorar a experiência do usuário.

 

A funcionalidade já está disponível no ambiente digital da Nise, que funciona 24 horas por dia, sete dias por semana. O acesso pode ser feito diretamente pelo site da Sefaz (www.sefaz.al.gov.br) ou pelo Telegram, por meio do canal @nise_sefaz_al_bot.

 

Otimização do atendimento e mais eficiência nos processos

Atualmente, os serviços digitais voltados à regularização de mercadorias em averiguação já permitem consultar pendências, emitir DARs e contestar termos, inclusive em casos de erro de cálculo ou por decisão judicial. Com a nova etapa voltada à comprovação de pagamento, o sistema se torna ainda mais eficiente e completo, promovendo ganhos tanto para o Fisco quanto para os contribuintes.

 

“Acreditamos que, com a implementação desse novo fluxo, será possível facilitar o acesso às mercadorias em averiguação e oferecer respostas mais ágeis e eficazes às centenas de solicitações recebidas semanalmente, reduzindo a burocracia e promovendo um atendimento mais assertivo e eficiente.” destaca Ozias Alencar, gerente da Geot.

 

 

A iniciativa é fruto da atuação integrada entre a Geot, a Gerência de Atendimento ao Contribuinte (GAC) e a Chefia de Atendimento ao Contribuinte (CAC1), que mapearam as principais necessidades no atendimento e propuseram a segmentação das demandas como estratégia para acelerar os fluxos internos e externos.


FONTE: Governo de Alagoas
Notícias Relacionadas »
CONTROLE SOCIAL 82 Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp