A manhã de quinta-feira (31) foi de celebração à história e legado da unidade de elite da Polícia Militar de Alagoas. Uma solenidade comemorou os 49 anos de história do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope). O evento ocorreu no Cisp tipo 3 do Trapiche da Barra, onde funciona a sede do Batalhão.
A festa reuniu autoridades civis e militares, homenageando veteranos e destaques operacionais ao longo de quase meio século de história da unidade. O evento também contou com a entrega de comendas a autoridades que prestaram apoio institucional à tropa. Na sequência, foi dado reconhecimento aos destaques operacionais e administrativos da OPM, incluindo aqueles que alcançaram apreensões de destaque ao longo do ano.
O secretário executivo de Segurança Pública, Patrick Madeiro, frisou o papel de destaque alcançado pelo Bope durante as operações da SSP, além de relembrar os investimentos feitos pelo governo na unidade. “Temos um compromisso com a valorização das forças de segurança e isso se reflete nos investimentos feitos na nova sede do Bope, na aquisição de armamentos modernos, escudos balísticos e outros equipamentos operacionais. A estrutura reforçada garante melhores condições de trabalho para a tropa e maior eficiência nas ações em defesa da sociedade alagoana”, afirmou.
Em seu discurso, o comandante Paulo Amorim destacou o legado de excelência construído pelo Bope ao longo de décadas. “O Bope construiu uma história marcada pela excelência, disciplina e coragem. É uma tropa altamente preparada, que orgulha não só a PM de Alagoas, mas todo o país pela sua atuação em ocorrências de alta complexidade”, afirmou.
Já o comandante do Comando de Missões Especiais e ex-comandante do Bope, tenente-coronel Henrique Jatobá, reforçou a importância da unidade na manutenção dos índices positivos de prisões e apreensões de ilícitos. “O Bope tem papel fundamental nas operações deflagradas em Alagoas, atuando diretamente nas principais ações que resultam em prisões qualificadas e apreensões expressivas. A eficiência da tropa impacta de forma direta nos índices positivos que o Estado vem registrando no combate à criminalidade”, destacou.
O atual comandante do Bope, major Diego Sarmento, enfatizou o empenho e profissionalismo da tropa no desempenho das atividades operacionais. “Nossa equipe é formada por homens comprometidos, que não medem esforços para servir com disciplina, responsabilidade e técnica. O padrão de excelência do Bope é resultado direto da seriedade com que cada policial encara sua missão”, afirmou. Heróis forjados na excelência Fundado em julho de 1976, o Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) surgiu com a missão de atuação em situações de alta complexidade e, desde então, se consolidou como símbolo da disciplina e profissionalismo dentro da Polícia Militar de Alagoas.
A celebração foi presidida pelo deputado estadual Ronaldo Medeiros e contou com a participação do secretário executivo de Políticas de Segurança, coronel Patrick Madeiro; do comandante-geral da PM, coronel Paulo Amorim; do comandante do Comando de Missões Especiais, tenente-coronel Henrique Jatobá; do comandante do Bope, major Diego Sarmento, além de outros representantes da sociedade civil e de unidades operacionais e administrativas da PM.