Entre as mais de 20 especialidades ofertadas para a população no Ambulatório do Hospital da Criança de Alagoas (HCA), em Maceió, está a reumatologia. Mas quando os pais devem levar as crianças para este especialista? A reumatologista pediátrica da unidade, Clarissa Valões, explica quando é necessário procurar essa especialidade.
A especialista diz que o reumatologista é o responsável por realizar o diagnóstico e tratamento de doenças do sistema musculoesquelético, como articulações, ossos, músculos, tendões e ligamentos, incluindo condições autoimunes. Para se consultar com o reumatologista, geralmente, o paciente é encaminhado por outro especialista, como o pediatra.
Durante as consultas são observadas algumas alterações na criança ou adolescente, como dores persistentes nas articulações, manchas na pele ou sensibilidade ao toque. “Em geral, os quadros com febre de origem indeterminada, que duram por mais de dez dias; as dores nas juntas, principalmente associada a edema, ao inchaço nas articulações; a dificuldade de caminhar ao acordar, que a gente chama de rigidez matinal, são alguns dos principais sintomas alarmantes e que precisam ser encaminhados para o reumatologista”, salienta Clarissa Valões.
Essa área também é responsável por diagnosticar e tratar doenças autoimunes, que são condições nas quais o sistema imunológico ataca erroneamente os próprios tecidos do corpo, causando inflamação e danos. Algumas das principais doenças autoimunes são lúpus, síndrome de kawasaki, vasculite por IgA, diabetes mellitus tipo 1, artrite reumatoide, vitiligo e tireoidite de hashimoto.
“O reumatologista também é procurado quando há exames reumatológicos alterados, como o FAN [Fator Antinuclear], fator reumatóide e aslo [Antiestreptolisina O]. A gente também faz investigação naqueles quadros de bebês que são filhos de mães com doenças autoimunes”, acrescenta a reumatologista pediátrica do Hospital da Criança de Alagoas.
Como ter acesso?
As consultas são realizadas no Hospital da Criança de Alagoas, situado no bairro do Jacintinho, em Maceió, com marcação pelo Sistema de Regulação (Sisreg). O agendamento ocorre nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) gerenciadas pelas secretarias municipais de Saúde (SMSs). O encaminhamento pode ser feito pelo pediatra ou outro médico especialista.