O projeto Samu nas Escolas (PSE), iniciativa de extensão da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) em parceria com a Secretária de Estado da Saúde (Sesau) e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192), retoma suas atividades no segundo semestre de 2025, com a missão de reduzir, ainda mais, trotes e ensinar primeiros socorros a crianças e adolescentes.
No último sábado (13), acadêmicos de Medicina e Enfermagem participaram de curso intensivo ministrado pelos enfermeiros Breitner Lima e Eliza Figueiredo, abordando temas como hemorragias, engasgo, PCR, desmaio, queimaduras e crises convulsivas.
“O fundamental na ação de um socorrista é preservar a vida, aliviar o sofrimento, prevenir lesões e promover a recuperação das vítimas”, destacou Breitner. “Se houver alguém capacitado antes da chegada do profissional, a vítima será salva com menos sequelas. Nosso objetivo é que os acadêmicos repassem as informações com segurança e precisão aos alunos das escolas”, reforçou o enfermeiro.
Para a coordenadora geral do Samu Maceió, Beatriz Santana, “o PSE é um dos projetos mais importantes porque tem um diferencial de cidadão: ensina às crianças e adolescentes o papel essencial do Samu na comunidade e os prejuízos reais que os trotes causam à sociedade e às pessoas que realmente precisam do serviço”.
Maria Lierge Batista, assistente social e coordenadora do PSE, ressaltou: “Em dez anos, acolhemos centenas de acadêmicos que ajudam a reduzir trotes, o seja, ensinam primeiros socorros de forma lúdica e envolvente nas escolas. É um legado de conscientização e transformação social”.
A acadêmica de Enfermagem da Ufal Welissa Laísa Gomes da Silva, no primeiro período, compartilhou seu entusiasmo: “Fazer parte do PSE sempre foi um desejo. É uma chance de aprimorar minhas habilidades e levar conhecimento à rede pública e privada. As crianças vão ficar fascinadas, e com certeza, vão participar ativamente e nós marcamos positivamente a vida delas. Será uma experiência única e enriquecedora para todos”.
Segundo semestre
As ações do segundo semestre começam nesta sexta-feira (19), pela manhã e pela tarde, na Escola Municipal Suzel Dantas, localizada na rua Antônio Monteiro de Carvalho, no bairro do Tabuleiro do Martins, em Maceió, que oferece ensino fundamental I. A abordagem será lúdica, com dinâmicas, teatros e simulações adaptadas à faixa etária.
O projeto, consolidado como ferramenta de educação em saúde, já impactou milhares de estudantes e reduziu significativamente o índice de trotes registrados diariamente no Samu 192.
Escolas interessadas em receber o projeto Samu nas Escolas devem entrar em contato com a assistente social Maria Lierge Batista, uma das coordenadoras do projeto, pelo e-mail: [email protected], para agendamento das ações. A iniciativa é gratuita e aberta a toda a rede de ensino.