A insegurança em Maceió foi tema dominante durante a sessão ordinária desta terça-feira (30), na Câmara Municipal. O assunto foi levado ao plenário pelo vereador Galba Netto, que falou sobre a recorrência de roubos, furtos e assaltos no bairro de Jaraguá e regiões adjacentes.
O debate que gera preocupações também foi comentado por parlamentares que têm atuações voltadas à segurança pública e pautas como o fortalecimento do setor econômico da capital.
“Estamos presenciando há vários meses uma série de roubos, assaltos e furtos em estabelecimentos comerciais no bairro de Jaraguá, bem como em outras regiões próximas. É um alerta que estamos fazendo aos responsáveis pela segurança pública, que é o Governo do Estado. Hoje o que estamos vendo é a divulgação de dados fantasiosos que não condizem com a realidade, com a população vivendo com a sensação de insegurança, e os empresários e empregadores sendo alvo da criminalidade”, criticou Galba Netto.
Para o presidente Chico Filho, a situação que envolve a segurança pública em Maceió, sobretudo no bairro de Jaraguá, tem se tornado complexa todos os dias.
“Já passou do momento de se repensar o que está acontecendo em Maceió. Precisamos da presença policial, educação, respeito às pessoas, aos trabalhadores, aos empresários que investem em nossa cidade. Todos os dias a situação da segurança fica difícil, e nós temos que ouvir que a segurança pública está bem, que as pessoas estão protegidas? Qualquer pesquisa que você fizer, vai apontar que estamos em situação de insegurança. Um prédio privado como a Associação Comercial tem sofrido diariamente com as ações danosas, a exemplo da depredação na escadaria, bem como já houve roubos em diversas oportunidades. É um dos prédios mais bonitos e um atrativo turístico da nossa capital”, disse Chico Filho.
Em aparte, a vereadora Teca Nelma reforçou que o bairro de Jaraguá precisa de segurança e estrutura para atender a juventude que tem ocupado os espaços para manter o bairro vivo, bem como o comércio de bares e restaurante vivos.
Já o vereador Leonardo Dias destacou que o governo estadual tem sido incapaz de fazer uma autoavaliação para implementar ações que protejam a população, trabalhadores, famílias e quem gera emprego e renda.
“O governo do Estado tem publicado notícias que falam da ‘segurança com resultados’. É uma situação que se apresenta que não há conexão com a realidade. O tempo inteiro os vereadores estão expondo situações de violência, furtos, arrombamentos, invasões e isso se sobrepõe a realidade que é dita pelo governo alagoano. Ou seja, é preciso fazer uma reavaliação das políticas de segurança, coisa que o governo tem sido incapaz”, debateu o parlamentar.
Para o vereador e líder do governo, Kelmann Vieira, os maceioenses estão inseguros quando saem de suas casas para trabalhar. “É completamente inverso o que está acontecendo na capital. Se fala que estamos em outro momento, com segurança eficaz, mas não é isso. Quem está deixando as suas casas para trabalhar, está correndo o risco de lidar com a criminalidade todos os dias”.
O vereador David Empregos ressaltou que a violência também amedronta os empresários, que ficam com receio de manter seus ambientes abertos à população, e acabam buscando locais com mais segurança para investir.