CONTROLE SOCIAL 82 Publicidade 728x90

Uncisal fortalece compromisso com o SUS em roda de diálogo

Evento abordou saúde dos trabalhadores com equipe de humanização e qualidade de vida em encontro sobre educação popular e políticas públicas de cuidado

08/04/2025 10h03 - Atualizado há 1 semana

A Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) marcou presença no Ciclo de Diálogos da Educação Popular em Saúde. O evento ocorreu no dia 7 de abril, data em que se celebra o Dia Mundial da Saúde, promovido pela Articulação Nacional de Movimentos e Práticas de Educação Popular em Saúde (ANEPS).

 

O encontro ocorreu em parceria com o Núcleo de Saúde Pública (NUSP/Famed/Ufal) e a Sala de Cuidados Antonio Piranema.

 

Realizado na Universidade Federal de Alagoas (Ufal), o encontro reuniu representantes de instituições públicas, movimentos sociais e fóruns em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS).

 

 

Representando a Uncisal, participaram da atividade as servidoras Aline Lemos, do Núcleo de Apoio às Ações de Humanização, e Perpétua Vilela, do Núcleo de Qualidade de Vida no Trabalho, ambas vinculadas à Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp). A presença da universidade reforça o compromisso institucional com políticas públicas de cuidado, especialmente aquelas que reconhecem o trabalhador como sujeito central das práticas de saúde.

 

“Celebrar o Dia Mundial da Saúde neste espaço de diálogo fortalece o nosso papel como instituição pública e reafirma o compromisso da Uncisal com a promoção da saúde como direito humano. A educação popular nos inspira a caminhar junto com os territórios e movimentos sociais”, destacou Aline Lemos.

 

 

Para Perpétua Vilela, esse tipo de encontro amplia horizontes e conecta propósitos: “A escuta, o afeto e a construção coletiva são fundamentos da nossa prática em Humanização e Qualidade de Vida. Estar com outras instituições e movimentos sociais é essencial para fortalecer o cuidado como um ato político, afetivo e transformador”.

 

Com o tema "Dia Mundial da Saúde e a Defesa do SUS como Patrimônio do Povo Brasileiro", a edição de abril do ciclo foi dedicada à valorização da saúde das trabalhadoras e trabalhadores, com destaque para as mulheres e suas experiências cotidianas no cuidado. A iniciativa promoveu trocas de saberes entre diferentes atores, valorizando experiências locais e reafirmando os princípios de universalidade, equidade e participação social que orientam o SUS.

 

O Ciclo de Diálogos da Educação Popular em Saúde integra a programação permanente da Sala de Cuidados Antonio Piranema, projeto de extensão do NUSP/Famed/Ufal. Realizado mensalmente, o evento tem como eixo central a Política Nacional de Educação Popular em Saúde no SUS (PNEPS-SUS), instituída pela Portaria MS nº 2.761/2013, que reconhece a importância dos saberes populares, da escuta ativa e da construção compartilhada do cuidado em saúde.

 

Para Aline Lemos, a participação da Uncisal nesse tipo de espaço interinstitucional também tem um papel estratégico: “Fortalece vínculos com redes e movimentos sociais, contribui para a qualificação das ações internas de cuidado e amplia o alcance das políticas institucionais voltadas ao bem-estar de quem trabalha na saúde”.

 

“Estar junto com outras instituições, ouvindo e compartilhando práticas, é o que nos move. A Uncisal vem construindo um caminho de cuidado que atravessa a gestão, os trabalhadores e a comunidade. E tudo isso se potencializa quando dialogamos com quem também luta pela valorização da saúde como direito”, conclui Aline Lemos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

alagoas.al.gov.br


Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp