A Autarquia Municipal de Iluminação Pública de Maceió (Ilumina) está retirando cabeamentos de fibra ótica em desuso, que pendem de postes em vários pontos da Capital oferecendo riscos à população e gerando poluição visual. A primeira etapa da ação, aconteceu no Centro. Nesta quarta-feira (7), os serviços acontecem na orla da Pajuçara, na região da Praça Multieventos, ponto de grande fluxo de pessoas. No local, já foram retiradas 3,5 toneladas de cabos inativos.
Com a intervenção, a Ilumina Maceió visa garantir mais segurança para quem transita pela região, evitando a queda de cabeamentos, eventuais curtos-circuitos ou interferências na rede elétrica, causados pelo acúmulo desordenado dos fios. A limpeza desse material contribui também para a diminuição da poluição visual, promovendo embelezamento urbano com ganhos estéticos ao município. A Ação é realizada em parceria com a Associação de Provedores do Estado de Alagoas (Aspeal).
Foram retiradas mais de três toneladas de fios sem qualquer manutenção ou funcionalidade. Foto: Beto Macário
O diretor-presidente da Ilumina, Gutenberg de Melo, afirma que este tipo de trabalho é pioneiro em Maceió e deve servir de farol para uma cidade moderna, conectada e que priorize a qualidade de vida de seus cidadãos e visitantes.
“Existe uma grande quantidade de cabos que realmente não são mais utilizados. Com uma apuração detalhada de quais estão sem funcionalidade, fazemos a retirada deles. Essa operação é extremamente importante e impactante, pois traz mais segurança para pedestres, veículos e ambulantes que trabalham na região. A orla da Pajuçara é um dos nossos cartões-postais e agora, graças a essa iniciativa, vai ficar ainda mais linda”, celebrou.
O Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT) também participou da iniciativa, organizando o trânsito para que os trabalhos pudessem ser realizados em segurança, assim como a Autarquia Municipal de Limpeza Urbana (Alurb), que esteve de prontidão para assegurar a limpeza imediata dos materiais retirados.