CONTROLE SOCIAL 82 Publicidade 728x90

Vereadores defendem retomada de comissão para fiscalizar BRK em Maceió

Parlamentares apontam lentidão dos trabalhos para levar saneamento e água para todos os bairros da cidade

08/05/2025 14h57 - Atualizado há 4 horas

A Câmara Municipal de Maceió voltou a discutir nesta quinta (08) os problemas enfrentados pela população por conta do serviço da BRK Ambiental, responsável pela distribuição de água e saneamento na capital. O vereador Luciano Marinho sugeriu a retomada da Comissão Especial de Fiscalização da empresa, criada em 2023, e recebeu apoio de outros parlamentares.

 

O tema foi levado a plenário após reunião realizada entre vereadores e a concessionária na quarta-feira (07), em que a BRK deixou de apresentar informações consideradas essenciais, como o mapa do saneamento em Maceió.

 

A vereadora Jeannyne Beltrão apontou a lentidão dos trabalhos da concessionária para elevar a posição da cidade no ranking de saneamento básico, em que atualmente ocupa a posição 89.

 

Além disso, ela citou que a empresa não apresentou as regiões do município que já são saneadas, porém afirmou que até 2027 todos os bairros terão água tratada e, até 2029 todos terão saneamento.

 

“A empresa não tem o espelho do saneamento da capital, ou seja, onde está e onde não está saneado, sendo que ela está há quatro anos prestando serviço aqui. E ela ainda apresenta de forma orgulhosa que subiu quatro posições no ranking desde quando assumiu”, criticou.

 

O vereador David Empregos destacou ainda que a BRK apresentou os valores investidos até o momento em Maceió, um total de R$ 777 milhões, que representam 30% do total acordado no momento da concessão, há quatro anos. No entanto, ele afirmou que os problemas enfrentados nos bairros não refletem tal investimento e lembrou que a empresa ainda irá atuar por 31 anos na cidade.

 

O presidente Chico Filho também se posicionou e disse que é importante acompanhar as ações da BRK, entre elas a venda do sistema Catolé para a Braskem, que foi tratada na reunião de quarta.

 

A empresa informou que um novo sistema será construído na região metropolitana, em Satuba, e anunciou uma adutora no povoado de Saúde, e uma estação de tratamento de esgoto na região Norte. “Vamos fiscalizar, vamos manter as reuniões”, pontuou. 

 

A sessão foi acompanhada pelos 17 novos concursados da Câmara, de dentro do plenário, como parte da Jornada de Integração e Formação para Novos Servidores.

 


FONTE: maceio.al.leg.br
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp