CONTROLE SOCIAL 82 Publicidade 1200x90
CONTROLE SOCIAL 82 Publicidade 728x90

Governo de Alagoas reconhece excelência de 110 pesquisadores no estado

Edital “Prêmio de Excelência Acadêmica” contempla autores de trabalhos publicados nas melhores revistas científicas

17/06/2025 11h25 - Atualizado há 3 semanas

A Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas (Fapeal), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti), divulgou o resultado do edital “Prêmio de Excelência Acadêmica”, edição 2025, que selecionou 110 pesquisadores.

 

O edital premia a publicação de artigos nos melhores periódicos científicos do Brasil e do exterior, de acordo com o índice Qualis, que mede o impacto dessas publicações e é regulado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), uma agência do Ministério da Educação.

 

 

No total, foram contemplados 35 Programas de Pós-Graduação (PPGs), que englobam mestrados e doutorados, refletindo também a diversidade das áreas de produção científica em Alagoas, além do atestado qualitativo representado pela aceitação em uma revista Qualis A, o único nível reconhecido pelo edital.

 

Os valores dos prêmios foram distribuídos de acordo com a hierarquia qualitativa das publicações e o resultado alcançado pelos pesquisadores foi o seguinte: Qualis A1, 31 artigos; A2, 32 artigos; A3, 24 artigos e A4, 23 artigos.

 

Os PPGs com mais trabalhos premiados foram os de Física (16 trabalhos); Linguística e Literatura (15); Diversidade Biológica e Conservação nos Trópicos (8); Química e Biotecnologia (7) e Direito (6), todos esses vinculados à Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

 

O diretor-presidente da Fapeal, professor Fábio Guedes, ressaltou: “Estão de parabéns os estudantes de mestrado e doutorado, respectivamente com seus orientadores. É mais um compromisso do governador Paulo Dantas com a excelência da produção científica em Alagoas e com o fortalecimento dos programas de pós-graduação”.

 

 

 

Valorização

Arnaldo Júnior é egresso do Doutorado em Materiais, do Centro de Tecnologia (CTEC) da Ufal: "Agradeço à Fapeal pelo reconhecimento e, de forma especial, ao amigo e professor Márcio Cavalcante, pela parceria e dedicação que foram essenciais para essa conquista. Iniciativas como essa ampliam horizontes consolidam a ciência como pilar do desenvolvimento regional", afirmou o engenheiro.

 

 

O professor Márcio Cavalcante foi o seu orientador de doutorado e do artigo, publicado na Engineering Optimization, uma revista científica originária da Universidade de Liverpool, na Inglaterra, dedicada a métodos computacionais de otimização, com aplicações práticas em diversas áreas da Engenharia, que recebe mais de 100 mil visualizações por ano.

 

O trabalho premiado teve base na própria tese de doutorado de Arnaldo Júnior, também redigida em inglês, apresentando uma abordagem inovadora para a otimização de materiais.

 

Saiba mais

O edital “Prêmio de Excelência Acadêmica” é financiado pelo Programa Mais Ciência, Mais Futuro do Governo de Alagoas, um aporte financeiro de R$ 200 milhões em recursos do Tesouro Estadual endereçados à CT&I, por meio de ações da Secti e da Fapeal, com execução entre 2023 e 2026.

 


FONTE: alagoas.al.gov.br
Notícias Relacionadas »
CONTROLE SOCIAL 82 Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp