CONTROLE SOCIAL 82 Publicidade 1200x90
CONTROLE SOCIAL 82 Publicidade 728x90

Startup alagoana inaugura projeto de hortas hidropônicas em escola pública

A Amitis recebe mentorias dos especialistas do programa Mentoring Team da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação

12/07/2025 12h43 - Atualizado há 4 horas

Aliando inovação, sustentabilidade e educação, a iniciativa de hortas hidropônicas automatizadas em escolas públicas liderada pela Amitis – startup alagoana de impacto socioambiental – inaugurou seu primeiro equipamento na Escola Estadual Dom Otávio Barbosa de Aguiar, no Benedito Bentes, em Maceió.

 

A iniciativa é uma parceria entre a startup Amitis, a Solar Coca-Cola e o Governo de Alagoas, por meio das secretarias de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Sedics), de Estado da Educação (Seduc) e do programa Alagoas Sem Fome.

 

A Amatis é participante do Mentoring Team, programa da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) junto à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal). Custeada 100% pelo Governo de Alagoas, a iniciativa atua como uma ferramenta poderosa para auxiliar startups alagoanas a superarem os desafios e ganharem destaque no mercado.

 

O projeto da startup utiliza a técnica da hidroponia, cultivo sem uso do solo, para implantar hortas automatizadas e sustentáveis em escolas e comunidades, promovendo o acesso a alimentos saudáveis em áreas vulneráveis. Além disso, leva educação alimentar e ambiental às crianças da rede pública.

 

Os alimentos cultivados nas hortas serão totalmente destinados ao complemento da merenda escolar, beneficiando até 2 mil alunos da Escola Dom Otávio Barbosa de Aguiar.

 

Para Thamiris Melo, encarregada da responsabilidade social da Solar Coca-Cola em Alagoas, a segurança alimentar é uma prioridade para a empresa, que, além do projeto de hortas hidropônicas, desenvolve diversas outras iniciativas voltadas para essa temática. “Promover alimentação saudável dentro de escolas públicas, dentro de comunidades que nossa fábrica está inserida é de suma importância”, frisou.

 

O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Silvio Bulhões, ressalta que a união entre inovação, sustentabilidade e capacitação técnica é essencial para o sucesso do projeto e o desenvolvimento social em Alagoas.

 

“Projetos como este demonstram a força da inovação aliada à sustentabilidade para transformar realidades. A mentoria e capacitação técnica oferecidas pelo Mentoring Team são fundamentais para preparar startups como a Amitis, que trazem soluções inteligentes e de alto impacto social para Alagoas. Nosso compromisso é fortalecer o ecossistema inovador, garantindo que ideias promissoras se tornem ações concretas que beneficiem toda a comunidade”, destacou.

 

Sobre o sistema de hidroponia da Amitis

 

O sistema automatizado das hortas funciona sem necessidade de intervenção humana, utilizando sensores de umidade que acionam a irrigação somente quando necessário, o que promove uma significativa economia de água. O substrato, feito à base de casca de arroz carbonizada, previne a proliferação de pragas e doenças, aumentando a eficiência e a sustentabilidade do cultivo.

 

 

Cada horta ocupa uma área de 48m² e comporta até 700 células produtivas, garantindo alta produtividade mesmo em espaços reduzidos, como áreas urbanas ou escolares.


FONTE: alagoas.al.gov.br
Notícias Relacionadas »
CONTROLE SOCIAL 82 Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp