CONTROLE SOCIAL 82 Publicidade 1200x90
CONTROLE SOCIAL 82 Publicidade 728x90

Xameguinho, um dos maiores sanfoneiros de Alagoas, morre aos 62 anos em Maceió

Sebastião José Ferreira Maximíno tinha mais de 50 anos de carreira.

30/06/2025 12h36 - Atualizado há 15 horas

Sebastião José Ferreira Maximíno, o Xameguinho, morreu nesta segunda-feira (30) em Maceió. Ele era um dos principais sanfoneiros do estado. Segundo a família, a suspeita é que Xameguinho tenha sofrido um infarto.

 

Errata: O g1 errou ao informar que a morte do sanfonista tinha sido em decorrência do Acidente Vascular Cerebral (AVC). Na verdade, Xameguinho morreu de um possível infarto. A informação foi corrigida nesta segunda-feira (30), às 10h36.

O artista, que era natural de Atalaia, acumulava cerca de 50 anos de carreira. Durante sua trajetória musical, ele compôs arranjos musicais para vários artistas de estilos variados, como Geraldo Cardoso, Mestre Zinho, Kara Veia e Mano Walter. O seu trabalho já rodou a Europa e o consolidou como um dos grandes nomes da música alagoana.

Segundo a esposa do sanfoneiro, ele passou estava em casa quando passou mal por volta das 5h. O velório será a partir das 14h desta segunda-feira (30) e o enterro às 9h de terça-feira (1), no Campo Santo Parque das Flores, em Maceió.

Xameguinho começou a tocar aos 12 anos, quando o pai conseguiu comprar um rádio para ele ouvir as músicas de artistas como Luiz Gonzaga, Trio Nordestino e Jackson do Pandeiro. Em entrevista ao g1, ele comentou sobre o seu talento precoce para a música.

"Eu já tinha uns 12 anos quando ele comprou uma outra sanfoninha, e eu já conseguia fazer algo parecido com aquilo que eu ouvia. No outro dia ele saiu pelo povoado dizendo que eu sabia tocar. Quando foi à noite encheu de gente lá em casa para me ver tocar. Eu me escondi dentro das bananeiras, porque eu não sabia", contou o músico.


FONTE: g1.globo.com
Notícias Relacionadas »
CONTROLE SOCIAL 82 Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp