Um avião que transportava a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, sofreu uma interferência no sistema de GPS enquanto voava sobre a Bulgária e as autoridades do país europeu acreditam que a Rússia está por trás da operação, segundo informações do braço executivo da União Europeia (UE) que foram divulgadas nesta segunda-feira, 1.
A aeronave pousou em segurança na Bulgária após o incidente, segundo Arianna Podestà, uma porta-voz da UE. A presidente da Comissão Europeia tem visitado os países do bloco que compartilham fronteira com a Rússia ou estão próximos de Moscou.
A porta-voz disse que as autoridades búlgaras acreditam que a Rússia está por trás da interferência. O Kremlin não respondeu aos pedidos de uma declaração do jornal americano The New York Times.
O episódio faz parte de uma série de interferências de GPS que teriam tido envolvimento russo nos últimos anos. As interferências ofuscam os sinais de satélite e podem confundir os pilotos.
precisão feitas pelos americanos na Ucrânia ineficazes e complicou os voos dos drones ucranianos, de acordo com comandantes ucranianos.
“Tem havido bastante dessas atividades de interferência e falsificação de sinal, notavelmente, no flanco leste da Europa”, disse Anna-Kaisa Itkonen, outra porta-voz do braço executivo da UE, a Comissão Europeia, a jornalistas. Ela disse que a Europa era a região mais afetada do mundo pela interferência, que ela chamou de uma “prática quase diária”.
Práticas de sabotagem da Rússia se espalharam pela Europa, especialmente nos países bálticos, nórdicos e na Polônia.
De acordo com uma série de documentos que foram revelados por um consórcio de jornalistas de veículos da Lituânia, Polônia, Alemanha, Letônia, Estônia e Reino Unido em 2023, o Kremlin confeccionou, a partir de 2021, um plano para influenciar diretamente os países bálticos, com o objetivo de afastá-los do Ocidente. Essas metas consistiam no enfraquecimento das instituições democráticas nesses países e em expandir a influência cultural russa na região.