Mais de 714 mil aposentados e pensionistas que sofreram descontos indevidos por parte de entidades associativas já aderiram ao acordo com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para receber o reembolso dos valores descontados entre março de 2020 e março de 2025, de acordo com o Ministério da Previdência Social. O número representa 36% dos cerca de 1,9 milhão de beneficiários aptos a assinar o termo de adesão.
Os acordos foram liberados no dia 11 de julho e, a princípio, devem ficar disponíveis pelo menos até o dia 14 de novembro. Os pagamentos, que seguem a ordem de adesão, começam nesta quinta-feira, 24.
Existem apenas dois caminhos para aderir ao acordo: o aplicativo Meu INSS ou as agências dos Correios. Para quem prefere os meios digitais, os passos são os seguintes:
Se o beneficiário tiver feito mais de uma contestação, é preciso assinar o termo de adesão de cada pedido de forma individual. Já quem prefere o atendimento preferencial, pode procurar uma agência dos Correios em todo o País.