Incêndio no Monte Vesúvio, em Itália, visível do espaço

11/08/2025 15h17 - Atualizado há 1 semana
Incêndio no Monte Vesúvio, em Itália, visível do espaço
EuroNews

O incêndio que deflagrou na noite de sexta-feira no Parque Nacional do Monte Vesúvio continua a arder. A coluna de fumo extremamente alta produzida pelo incêndio no parque nacional também é visível do espaço. Imagens de satélite que exibem o Golfo de Nápoles com um extenso fumo branco a subir de um lado do vulcão viralizaram na Internet, demonstrando a gravidade do incêndio e a extensão da frente de fogo.

 

De acordo com informações do autarca de Nápoles, Michele di Bari, no final de uma reunião do Centro de Coordenação de Resgate, ainda existiam três frentes ativas: no Valle del Gigante em direção ao Monte Somma, onde os aviões de combate a incêndios Canadair estavam a operar, e na encosta sul da cratera, onde helicópteros da Proteção Civil regional estavam a combater as chamas. Mas também na área de Vicinale, onde o vento da noite passada reacendeu as chamas, que foram combatidas por equipas terrestres.

Os bombeiros continuaram a combater este domingo o incêndio Florestal
Hora Atual 0:02
Duração 0:45
 
 
 
 
Euronews (Português)
Incêndio no Monte Vesúvio, em Itália, visível do espaço
0
 
Assistir na Exibição
Assistir na Exibição
Assistir na Exibição

O Ministério Público de Nola (Nápoles), responsável pela zona, abriu um processo para esclarecer a origem do incêndio que está a destruir um dos símbolos paisagísticos e culturais do país. De acordo com a informação disponibilizada, de momento não existem suspeitos nem foram definidas hipóteses de crime, aguardando-se o relatório que será apresentado pelos Carabinieri florestais.

No plano ambiental e económico, a organização Coldiretti cita danos consideráveis nas culturas da vinha de Lacryma Christi Dop, em vésperas de vindima, bem como nas culturas de alperce Pellecchiella e de tomate Pomodorino del Piennolo Dop. Estão também em risco o agroturismo e as rotas de degustação, com um impacto muito severo no turismo e na agricultura locais.

56.263 hectares já arderam em Itália

A gravidade da situação insere-se num contexto nacional alarmante: segundo o relatório Italia in fumo (Itália em fumo) da Legambiente, entre 1 de janeiro e 31 de julho de 2025 registaram-se 851 incêndios num total de 56.263 hectares ardidos, ultrapassando já a superfície afetada em todo o ano de 2024. Em particular, mais de 18.700 hectares de zonas Natura 2000 foram destruídos em 253 episódios de incêndio, confirmando uma tendência definida como "crónica" pela associação, que lança um apelo à salvaguarda do património natural italiano.


FONTE: EuroNews
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp