Uma nova função do Waze tem chamado a atenção de usuários. Desde fevereiro, o aplicativo permite que os motoristas alertem para áreas onde presenciaram ocorrências de insegurança. Na rota, uma imagem representando o que seria um ladrão aparece por cerca de 15 a 30 minutos a cada vez que um usuário reporta a região como perigosa.
A ferramenta funciona em todo o País. O acesso à função está sendo disponibilizado de forma gradual aos usuários.
A Waze explica que os alertas não possuem relação com base de dados de segurança pública nem passam por uma aprovação prévia da plataforma. “Motoristas podem reportar incidentes no Waze para alertar outros motoristas sobre situações de segurança nas proximidades, como roubo de celular ou vandalismo”, afirma a empresa.
funcionalidade é reportada da mesma forma que outros alertas do Waze, como as de “carro parado na pista” ou “acidente na via”. Ela é temporária, podendo ser renovada conforme mais pessoas naquela região reportam o mesmo alerta.
Nas últimas semanas, cresceu a quantidade de relatos de usuários do Waze sobre os alertas de áreas consideradas inseguras em SP. No Instagram, um dos vídeos, publicado nesta semana tem mais de 260 mil visualizações. No TikTok, outra postagem, de 21 de julho, ultrapassou as 250 mil visualizações.