Em final de tarde ensolarado na orla de Jaraguá, sob o olhar atento da população alagoana, que compareceu maciçamente, milhares de estudantes das 13 Gerências Especiais de Educação (GEEs) abrilhantam o Desfile Cívico Estudantil da Rede Pública Estadual em celebração aos 208 anos de Emancipação Política de Alagoas, este ano homenageando os 120 da psiquiatra alagoana Nise da Silveira. O legado da psiquiatra que revolucionou e humanizou a saúde mental foi tema dominante dos 32 pelotões que percorreram as ruas do bairro de Jaraguá nessa terça-feira (16).
As escolas trouxeram para a Avenida da Paz as inúmeras contribuições da ilustre alagoana não apenas na medicina, onde revolucionou o mundo com o olhar humanizado e combate à violência no tratamento psiquiátrico, mas também na literatura, na pintura e artes em geral.
Orgulho
Destacando as belezas e riquezas naturais, culturais, econômicas e sociais do estado, o vice-governador Ronaldo Lessa, representando o governador Paulo Dantas, lembrou a importância desta data para o estado e do legado da psiquiatra.
“Temos uma terra abençoada: lar de Zumbi dos Palmares, Graciliano Ramos, Djavan, Jorge de Lima, Dandara, Hermeto Paschoal, que nos deixou recentemente. E de Nise da Silveira. Este desfile é uma oportunidade de celebrar o legado de uma alagoana que o mundo conheceu e respeitou. E as escolas contaram sua história de maneira belíssima, de maneira didática e com criatividade e imaginação”, avaliou Lessa.
O desfile foi prestigiado também pelas secretárias executivas da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Sandra Vitorino e Sueleide Duarte, superintendentes, gerentes especiais de Educação e convidados. Representando a secretária de Estado da Educação, Roseane Vasconcelos, a secretária Sueleide Duarte enfatizou o trabalho pedagógico realizado pelas escolas durante todo o ano letivo, culminando nas apresentações trazidas no desfile.
“É com muita alegria que o governador Paulo Dantas e nossa secretária Roseane Vasconcelos trouxeram esse momento tão esperado pela população alagoana e que, este ano, homenageou uma das mulheres mais importantes de Alagoas, do Brasil, e do mundo, que é a psiquiatra Nise da Silveira. Durante meses, as escolas estudaram o seu legado, sua proposta, seu olhar humanizado. E tudo isso culminou no desfile cívico que vimos hoje”, contou.
Criatividade
E não faltou criatividade às escolas para contar a história de Nise.
De Minador do Negrão, a fanfarra da Escola Estadual Belarmino Vieira Barros trouxe para a avenida um pouco da história da médica, abordando não só os seus métodos de tratamento, mas também as suas paixões.
“Nise é importante não só para nosso estado, mas também para o mundo. Nossa apresentação trouxe o contexto do que foi a sua vida: os ateliês onde os seus pacientes se expressavam por meio de pinturas, inclusive com as mandalas que eram temas constantes destes quadros, e a representação de uma de suas pacientes mais famosas, Adelina Gomes. E também sua paixão por gatos, que estavam presentes no seu método de terapia”, revelou Tácia Gomes, articuladora de ensino da escola.
E falando dos felinos por quem Nise nutria tanto carinho, a estudante Vitória Araújo encantou o público com sua fantasia de gato preto. A indumentária, que levou quase um mês para ficar pronta, tinha um capacete articulado que, ao apertar um botão, encobria o rosto da estudante com a face de um gato.
“É uma emoção enorme estar aqui e trazermos um tema tão importante como a saúde mental, ainda mais neste mês do Setembro Amarelo. É o meu sexto desfile e é sempre uma alegria vir a Maceió nesta data”, revelou a garota.
Também não faltaram alunas caracterizadas como Nise no desfile, a exemplo das estudantes Lídia Braziliano, da Escola Estadual Manoel de Araújo Dória, de Maceió, e Helen Soares, da Escola Estadual Atanagildo Brandão, de Maravilha.
Natural de Brasília, Lídia estava em seu primeiro desfile. “Não nasci em Maceió e este é meu primeiro desfile. Pude conhecer mais sobre a Nise e também sobre a história de Alagoas”, contou Lídia, aluna do 6º ano do ensino fundamental.
Já Helen foi a vencedora da melhor redação da 6ª GEE, que compreende Santana do Ipanema e região. Cada pelotão trazia consigo uma fanfarra e também a escola da regional cujo/a estudante foi autor/a do texto vencedor sobre a história de Nise.