O Ambulatório Estadual de Pé Diabético realizou 330 atendimentos nos seis primeiros meses de implantação do serviço na Clínica da Família do Jacintinho, em Maceió. Vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), o serviço conta com uma equipe multiprofissional.
O espaço oferece acolhimento, tratamento humanizado e acompanhamento contínuo, visando garantir a recuperação e a qualidade de vida dos usuários.
A enfermeira responsável pelo Ambulatório Estadual de Pé Diabético, Lícia Pereira, ressalta que o serviço recebe, diariamente, pacientes encaminhados pelo Núcleo Interno de Regulação da Clínica da Família.
"Estamos há sete meses realizando a cura de pés crônicos. Aqui eles encontram um local com suporte para o tratamento de feridas crônicas, como as provocadas por diabetes, insuficiência venosa, traumas e cirurgias", explicou.
Recebendo acompanhamento há dois meses no Ambulatório Estadual de Pé Diabético, o morador do bairro Serraria, em Maceió, Jailson Souza, de 73 anos, conta que convive com o ferimento no pé há cerca de dois anos.
"Já passei por vários atendimentos médicos, mas ninguém conseguia definir o que era essa minha lesão. Daí me encaminharam para cá e estão conseguindo realizar o tratamento. Venho aqui uma ou duas vezes na semana e está dando certo", disse.
Além do Ambulatório Estadual de Pé Diabético, a Clínica da Família também disponibiliza atendimento ambulatorial nas especialidades de vascular, cardiologia, clínica geral, gastroenterologia, neurologia, mastologia, nutrição, ortopedia, pediatria, psicologia, psiquiatria, reumatologia e endocrinologia.
Além disso, a unidade conta com dois outros serviços para atendimento de demandas específicas, que são o Ambulatório Trans, Ambulatório de Tabagismo e o Serviço Ambulatorial Especializado no atendimento de HIV/AIDS.