CONTROLE SOCIAL 82 Publicidade 1200x90
CONTROLE SOCIAL 82 Publicidade 728x90

Secretaria da Primeira Infância inspira cidades a criarem estruturas próprias de cuidado a crianças

Política Estadual reforça a valorização da infância nos âmbitos da saúde, educação e assistência social nos municípios alagoanos

01/10/2025 13h20 - Atualizado há 6 horas
Secretaria da Primeira Infância inspira cidades a criarem estruturas próprias de cuidado a crianças
Ascom/Cria

A política estadual voltada à primeira infância em Alagoas tem ultrapassado as fronteiras do Governo do Estado e começado a reverberar diretamente na organização da gestão pública dos municípios. Com a atuação da Secretaria de Estado da Primeira Infância (Cria), cidades alagoanas têm criado estruturas específicas para garantir a atenção integral às crianças nos primeiros anos de vida.

 

Em diferentes formatos e estágios, essas iniciativas demonstram que a pauta da primeira infância está sendo incorporada pelas administrações locais como uma prioridade de governo — ainda que, em muitos casos, sem a formalização de uma secretaria própria.

 

Todos esses equipamentos refletem o impacto de uma política estadual assertiva e compromissada com o futuro das crianças, uma vez que a primeira infância é um período essencial para o desenvolvimento de cada cidadão. 

 

 

Para a secretária de Estado da Primeira Infância, Caroline Leite, o envolvimento dos municípios representa a maturidade e a expansão de uma política estadual que coloca a criança no centro das decisões públicas.

 

“Ver os municípios se organizando, criando coordenações, cargos e estruturas próprias para a infância, é o maior indicador de que estamos no caminho certo. A primeira infância não pode ser tratada de forma genérica — ela exige prioridade, planejamento e compromisso, e é isso que estamos vendo surgir em Alagoas”, afirma a secretária.

 

A secretária pontua ainda sua felicidade em ver que o Cria tem uma participação direta no desenvolvimento municipal, seja no suporte técnico, ou através de projetos essenciais como o Creche Segura, Criando Sorrisos, Circuito Formativo, Creche Cria, Cartão Cria, DeciDIU, entre tantos outros que são fundamentais para o desenvolvimento da infância em sua amplitude. 

 

 

No município de Pão de Açúcar — referência quando o assunto é infância — a gestão municipal criou uma pasta específica dedicada à primeira infância. Inaugurada em agosto deste ano, o novo órgão é resultado da construção do Plano Municipal da Primeira Infância, que definiu diretrizes e prioridades para garantir os direitos das crianças. 

 

A Secretaria Executiva nasce com a missão de articular ações intersetoriais que envolvem não apenas educação, saúde e assistência social, mas também áreas como cultura, esporte, lazer, urbanismo, meio ambiente e recursos hídricos, em colaboração com o Conselho Tutelar e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), além do apoio do Selo Unicef.

 

“Criar essa pasta é uma decisão que reflete a visão do nosso prefeito Jorge Dantas em priorizar o desenvolvimento integral das nossas crianças. Ao criar esse equipamento entendemos que a primeira infância é um período essencial para o desenvolvimento do indivíduo e que investir nela é investir no futuro de Pão de Açúcar. O Cria, através da secretária Caroline Leite, foi fundamental para transformar essa visão em realidade. Tenho certeza que esse equipamento trará um impacto fundamental e duradouro em nossa cidade”, destaca Graça Correia, secretária municipal da Primeira Infância de Pão de Açúcar.

 

 

Já em União dos Palmares, a gestão anunciou recentemente a criação de uma Coordenação Geral da Primeira Infância, responsável pela valorização da criança e da sua inserção no centro das políticas públicas. A proposta surgiu a partir da percepção da necessidade de fortalecer a agenda da infância no município.

 

 

“Não há como negar a importância do Cria para a primeira infância em toda Alagoas, assim como sua influência positiva nos ajudando a valorizar as crianças que irão cuidar da gente no futuro. Valorização essa que vem através do incentivo à cultura, saúde e educação. O governador Paulo Dantas sabe o que faz e criar esse equipamento estadual é a prova disso”, disse o prefeito de União dos Palmares, Junior Menezes. 

 

Maceió, por sua vez, já conta com uma estrutura mais consolidada. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar é responsável pela Política Municipal de Assistência Social, com foco na seguridade social na capital alagoana.

 

Além de coordenar os Centros de Referência de Assistência Social (Cras), os Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), os Centros Pop, o Centro de Atendimento Socioassistencial (Casa) e os Conselhos Tutelares, a pasta também assegura proteção social a crianças e adolescentes vítimas de violações, assessorando organizações da rede socioassistencial.

 

A criação e o fortalecimento dessas estruturas municipais — com exceção da capital — reforçam o papel do Governo de Alagoas como referência na consolidação de políticas públicas para a infância. Ao fomentar o debate, oferecer suporte técnico e promover formações nos territórios, a Secretaria de Estado da Primeira Infância tem contribuído para que mais municípios alagoanos avancem no cuidado integral às crianças desde os primeiros anos de vida.


FONTE: Governo de Alagoas
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://controlesocial82.com.br/.
CONTROLE SOCIAL 82 Publicidade 1200x90