As inscrições para a 22ª edição da Mostra Alagoana de Dança entram na reta final e se encerram nesta sexta-feira (4). Promovido pelo Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult), o evento é uma das principais vitrines da dança no estado, reunindo talentos de todas as regiões com foco em integração e diversidade artística.
A Mostra, que acontecerá entre agosto e setembro deste ano, busca fomentar a produção cultural alagoana em dança, estimular o intercâmbio entre grupos e incentivar novas criações, reconhecendo a dança como instrumento de expressão, educação e transformação social. Podem se inscrever bailarinos, escolas, grupos amadores ou profissionais residentes em Alagoas, de qualquer modalidade cênica.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas de forma online, pelo site www.cuca.al.gov.br, ou presencialmente na sede da Secult, em Maceió. Para ampliar a acessibilidade, também está disponível a inscrição por via oral, garantindo que artistas com dificuldade de leitura e escrita possam participar.
A secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas, destacou a importância do evento para o fortalecimento das expressões artísticas em Alagoas.
“Estamos nos últimos dias de inscrição e faço um convite especial para que artistas de todas as regiões participem da Mostra. A dança tem um importante papel na formação, na identidade e na transformação social. Essa iniciativa do Governo de Alagoas reafirma o nosso compromisso e do governador Paulo Dantas, com a valorização da cultura de forma plural e acessível”, afirmou a gestora.
A curadoria da Mostra será composta por dois integrantes da organização e um representante da Secult, que selecionarão os trabalhos com base em critérios como criatividade, técnica, originalidade e coerência temática. O resultado será divulgado no dia 23 de julho.
A programação completa da Mostra Alagoana de Dança será divulgada em breve.