CONTROLE SOCIAL 82 Publicidade 1200x90
CONTROLE SOCIAL 82 Publicidade 728x90

Ucranianos lamentam 31 mortos em ataque russo contra Kiev

01/08/2025 15h53 - Atualizado há 12 horas
Ucranianos lamentam 31 mortos em ataque russo contra Kiev
Reuters

Equipes de resgate ucranianas recuperaram mais de uma dúzia de corpos dos escombros de um prédio de apartamentos que desabou em Kiev durante a noite, elevando o número de mortos no pior ataque aéreo russo do ano na capital da Ucrânia para 31.

 

Uma criança de dois anos de idade foi encontrada morta nos escombros após o ataque russo com drones e mísseis a Kiev na quinta-feira, disse o presidente Volodymyr Zelenskiy, anunciando o fim de uma operação de resgate de mais de 24 horas.

Um total de 159 pessoas ficaram feridas após o ataque, no qual a Rússia lançou mais de 300 drones e oito mísseis na manhã de quinta-feira, o mais recente de uma campanha de ataques violentos contra cidades ucranianas.

O pior dano foi em um prédio de apartamentos que desabou parcialmente no distrito de Sviatoshyn, no oeste de Kiev. Danos também foram relatados em pelo menos três outros distritos da capital.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, falando aos repórteres no Salão Oval na quinta-feira, criticou duramente o comportamento "repugnante" da Rússia contra a Ucrânia, mas disse que não tinha certeza se as sanções deteriam a Rússia.

Ele deu ao presidente russo, Vladimir Putin, até 8 de agosto para fazer um acordo ou então ele responderá com pressão econômica.

Natalia Matviyenko, de 65 anos, sentada perto do prédio danificado, disse não depositar muita fé na retórica dura de Trump.

"Trump apenas diz: 'Estou chateado com o comportamento do presidente Putin'. E o quê? Nenhum resultado", declarou ela.

Nesta sexta-feira, as pessoas em luto depositaram flores e acenderam velas no prédio destruído, onde escavadeiras içavam pesados pedaços de entulho. O santuário improvisado incluía bichos de pelúcia coloridos.

Oksana Kinal, de 43 anos, que depositava flores em homenagem a um colega de trabalho que morreu junto com seu filho, disse esperar que Trump cumpra sua ameaça, mas também expressou dúvidas.

"Acho que os Estados Unidos têm muitos pontos de influência que podem ser usados contra a Rússia", disse ela. "Mas Putin vai ouvir isso? Não sei."

O serviço de resgate disse que 16 dos feridos eram crianças, o maior número de crianças feridas em um único ataque à capital da Ucrânia desde que a Rússia iniciou sua invasão em grande escala há quase três anos e meio.

As autoridades da cidade declararam a sexta-feira como um dia de luto.

"Esta manhã, o corpo de uma criança de 2 anos foi retirado dos escombros", disse a primeira-ministra Yulia Svyrydenko no X. "O mundo possui todos os instrumentos necessários para garantir que a Rússia seja levada à justiça. O que está faltando não é poder — mas vontade", declarou Svyrydenko.


FONTE: Reuters
Notícias Relacionadas »
CONTROLE SOCIAL 82 Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp